Doenças da Bananeira: O que é o Mal do Panamá e Controle

Vídeo sobre o Mal do Panamá, uma das principais pragas da bananeira

O que é o Mal do Panamá e como afeta as mudas de banana e plantas adultas

O engenheiro agrônomo Miguel Angelo, pesquisador da EMRBAPA Mandioca e Fruticultura, especialista em fitopatologia explica melhor o que é o Mal do Panamá.

O Mal do Panamá é uma das pragas da bananeira causada por um fungo que vive no solo e entra na bananeira por meio da raíz, destrói o sistema vascular da planta, comprometendo a absorção de nutrientes e a planta acaba morrendo. Por isso, dificilmente, plantas afetadas chegam a produzir.

O nome científico do maldo panamá é Fusarium oxysporum f. sp. cubense (E.F. Smith) Sn e Hansen. Ele consegue permanecer na terra por mais de vinte anos, inviabilizando a cultura de banana na área em questão. Por isso, o manejo correto do solo para o plantio da banana é fundamental para o controle dessa doença agrícola.

Veja as mudas de bananas resistentes ao Mal do Panamá

Mudas de bananas resistentes ao Mal do Panamá
Bandeja com mudas de banana de laboratório,
de altíssima produtividade
Viveiro de Mudas de banana

Regiões do Brasil afetadas por essa doença do bananal

Essa doença da bananeira afetou o Brasil bastante no caso da banana maçã. Hoje esta é mais difícil de encontrar no mercado e é um pouco mais cara, devido ao ocorrido. Ela também afeta cultivos de mudas de banana prata, principalmente em São Paulo, no Vale do Ribeira.

Controle e combate ao Mal do Panamá na plantação de banana

Se o solo estiver muito ácido, for mal manejado e as mudas de banana já forem compradas com o fungo. As chances de se vencer essa doença da banana é muito reduzida. Por isso, é muito importante que compre mudas de bananeiras com quem tem credibilidade, experiência, confiança do mercado e realmente entende o assunto.

A matéria orgânica baixa no solo e a biodiversidade reduzidas também afetam o controle do Mal do Panamá. Hoje em dia não é apenas a coleta de dados químicos que ditam como combater a praga, mas sim um quadro completo que abrange o equlíbrio químico, físico e biológico, que permeiam o conceito de saúde da terra. De maneira que a densidade do patógeno no cultivo da banana diminuam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *