Fabricação de Estruturas Metálicas: Silos e Sistemas de Irrigação

Olá leitores do Mudas Delivery, como sabemos que muitos agricultores de mandam estruturas metálicas para comportar a demanda por armazenagem de grãos, gostaríamos de apresentá-lo a Viga Caldeiraria, uma empresa que trabalha com fabricação de galpões metálicos e equipamentos agrícolas que podem te ajudar, inclusive, no aumento da produtividade do bananal. Essa empresa de caldeiraria, que possui mais de 40 anos de experiência em projetos de engenharia, vende desde silos para grãos à sistemas de irrigação.

Silos metálicos

O silo para armazenagem de grãos é uma peça fundamental para a redução de custos e, consequentemente, aumento da lucratividade da propriedade rural. É importantíssimo que a fabricação de silo seja feita com materiais resistentes e de acordo com o projeto de engenharia que permita maior resististência das paredes cilíndricas. Ademais, o material usado, não só em termos industriais mas, para revestimento e pintura não pode ser tóxico, deve evitar corrosão e proteger o conteúdo estocado do calor. É muito comum, por exemplo, que um projeto de silo mal feito acarrete em 20% de perda dos grãos que esse deveriaa, na verdade, proteger. É por isso, que a Mudas Delivery recomenda os silos metálicos da Viga Caldeiraria, pois agregam, além de qualidade na hora da fabricação, partes e peças que podem fazer toda a diferença na hora da estocagem de grãos.

Sistemas de irrigação

Há diversos tipos de sistemas de irrigação, todavia, os mais falados, para grandes propriedades, são os de: pivô central, pivô linear e pivô rebocável.

Sistema de irrigação por pivô central

O pivô de irrigação central, também chamado de pivot central, é muito utilizado por demandar menor manutenção do que o rebocável ou o linear. Contudo, ele cobre, obviamente, uma área menor, pois é fixo ao chão. Ele é ideal para pequenas e médias áreas de cultivo que não irão crescer muito mais do que o já usado ou, mesmo se a ideia é expandir o plantio, muitos utilizam o pivô central como uma forma de crescimento inicial de menor custo.

Modelo de pivô central para irrigação
Modelo de pivô central para irrigação
Pivô linear para irrigação
Pivô linear para irrigação

Pivô linear para irrigação

O pivô linear, ou pivot linear, consegue cobrir uma grande extensão de terra. Outro diferencial desse em relação ao pivô central é que ele não fica preso a uma área circular que não sobre os cantos, por toda a extensão onde ele cobre, com certeza, o terreno será irrigado. Todavia, há críticas quanto ao seu uso para apenas uma lavoura, especialistas recomendam rotatividade no plantio para evitar o desgaste do solo. Sua manutenção é menor do que a do pivô rebocável, e compacta menos o solo, pois também é fixo em sua base.

Pivô rebocável

O pivô rebocável apresenta a facilidade de, como o próprio nome diz, ser rebocável. Com esse equipamento agrícola, o agricultor não fica preso a somente uma área de plantio, podendo transportar o sistema de irrigação para, inclusive, outra propriedade enquanto a terra “descansa”. Contudo, como ele pode ser transportado no próprio terreno, é muito importante que, ao escolher o local onde será usado, deixe-o parado, pois, do contrário, pode compactar o solo mais do que devia. Quanto às críticas, também, sobre não irrigar os cantos, muitos fabricantes já a rebatem fornecendo acessórios que, quando acoplados, permitem, sim que os cantos sejam irrigados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *