Melhor Sistema de Irrigação para Banana

banana-para-plantio

Irrigação por gotejamento é a melhor para uma banana irrigada

Sem dúvida, o melhor sistema de irrigação para banana é o por gotejamento, que permite entregar a quantidade de água certa na hora certa, diretamente na raíz, o que permite um aproveitamento, deste precioso líquido, de, pelo menos, 90%. Nos linkes desta seção é possível conferir nossas outras postagens sobre o assunto, que acompanham sempre bons vídeos cuidadosamente escolhidos.

O sistema de irrigação por gotejamento, além de economizar água doce, economiza o tempo do produtor. No vídeo em destaque, uma caixa d`água, de 5 metros de altura, distribui o líquido por meio de uma mangueira preta, na qual são acopladas fitas gotejadoras. Para montar o projeto é necessário energia elétrica que ative a bomba que levará a água até a caixa. Energia solar e gravidade são alternativas para locais em que não haja eletricidade.

É necessário limpeza dos filtros é muito importante para evitar obstrução dos furos das fitas gotejadoras e a pressão deve ser bem calculada para não estender demais as mangueiras de gotejamento.

Tipos de sistemas de irrigação de baixo custo

O professor Edmar, da Faculdade de Ciências agronômicas de Botucatu, fala um pouco sobre os sistemas de irrigação de baixo custo e, ainda sim, eficiente. Contudo, o projeto de irrigação em destaque nesta seção não é por gotejamento, por isso pode gastar mais água que o recomendado, mas continua sendo popular em muitas regiões do Brasil, talvez por dispensar o investimento em mangueiras de gotejamento.

Como funciona um carneiro hidráulico aplicado na agricultura

O carneiro hidráulico é um sistema de bombeamento de água que funciona apenas por desvio de nível, não necessitando assim, gasto de energias fósseis ou elétrica.

No vídeo em destaque são referenciadas algumas medidas e equipamentos que compõem o carneiro hidráulico e eplicado o seu funcionamento, bem como algumas técnicas de uso.

Foto de um projeto de sistema para irrigação por gotejamento

Melhor sistema de irrigação para Banana
Esquema da mangueira no sistema de irrigação por gotejamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *