Irrigação na agricultura é fornecimento de água na quantidade e hora corretas

Exemplo de plantação de banana irrigada

Produtores de Banana da Região de Una investiram no sistema de irrigação e obtiveram excelentes resultados. O fruto ficou mais cilíndrico e arredondado, sem muitas quinas.

Além da irrigação das mudas de bananeiras, para manter a boa aparências dos cachos, estes são cobertos com sacos de TNT, que evitam o ataque de insetos e outras pragas.

Na fazenda em questão há dois tipos de bananas, a babana da terra maranhão e a banana terrinha, que apesar de conviverem juntas necessitam de cuidados diferenciados. A banana terra ou terra-maranhão é um pouco mais tardia comparada à terrinha e alguns outros cultívares, mas em compensasão, possui uma produtividade maior. Com a diferença de tempo da colheita é copmensada pelo volume produzido. Confira a matéria completa no vídeo abaixo:

Montagem do Sistema de Irrigação por Gotejamento na Agroecologia Sustentável

Veja como montar um sistema de irrigação por gotejamento para uma bananicultura sustentável, muito usado na agroecologia.

No vídeo em destaque, verá o passo a passo sobre como fazer o sistema de irrigação mais usado em épocas de seca no Brasil. Caso tenha alguma dúvida, converse com um de nossos consultores de venda. Te auxiliaremos sobre como comprar mudas de banana ideais para o seu sistema de irrigação.

Banana irrigada por gotejamento tem alta produtividade

Converse com a gente e saiba qual a melhor muda de banana para o seu sistema de irrigação. Fornecemos também adubos e sacos TNT para o seu plantio de banana.

O que é a irrigação por gotejamento para o fornecimento de água na plantação

A irrigação por gotejamento é uma técnica que consiste em se fazer o fornecimento de água do solo, de maneira econômica, na quantidade satisfatória e no momento correto, procurando criar condições propícias de umidade, demandadas para a ideal prosperidade das culturas. Em muitas situações, é utilizada para completar o fornecimento de água, quando as chuvas não são realmente suficientes e, também, pode enobrecer o solo por meio da deposição de elementos fertilizantes.

O crescimento da população mundial reques que a irrigação na agricultura seja cada vez mais pujante, praticando técnicas de produção bem projetadas e eficientes, de tal forma que propiciem o aumento da produtividade na agricultura e, ao mesmo tempo, não agridam o meio ambiente. As técnicas de irrigação do solo já se firmaram como sendo grandes aliadas para a obtenção de uma superior produção de alimentos para abastecer o mercado interno e externo, contribuindo para aumentar a lucratividade dos produtores agrícolas.

Veja na imagem em destaque uma das técnicas de irrigação por gotejamento.

Irrigação por gotejamento
Irrigação por gotejamento

Benefícios da Irrigação Agrícola

Além de proporcionar maior produtividade na agricultura e produtos de melhor qualidade, a irrigação também permite obter benefícios como: viabilizar lavouras em regiões com regime de chuvas irregular; aumentar lucros para o produtor; proporcionar segurança ao mesmo e a permanência do homem no campo; viabilizar o potencial de insumos mais modernos; bem como possibilita fazer a programação dos cultivos ao longo do ano.

Entretanto, para que todos esses benefícios sejam alcançados, a irrigação na agricultura deve ser encarada como um processo de fornecimento de água para as culturas, na quantidade e na hora correta, evitando assim, desperdícios de água e gastos desnecessários.

Para o produtor rural não basta apenas ter um projeto bem dimensionado, existe uma tarefa que depende muito mais dele que do técnico responsável, que é o projeto de irrigação. Será por meio desse, bem conduzido, que o produtor fará economia de água e de energia, fornecendo às culturas apenas a quantidade de água necessária em cada ocasião, e não operando sempre o seu sistema na máxima capacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *