Mosca das Frutas: Como Combater com Armadilha e Defensivo Natural

Foto da Mosca da Fruta Branca

Nesse post produramos falar um pouco sobre a mosca da fruta, essa praga que atinge várias cultívares, em especial a bananeira, tendo a mosca ad fruta branca como o seu principal vilão, e as frutas cítricas, muito atacada por outros três tipos de mosca tratadas em detalhes mais adiante. Para combate esse grande mal que prejudica enormemente a produtividade do bananal e dos laranjais, por exemplo, recomendamos o uso da armadilha para mosca da fruta que apresentamos mais adiante e de um defensivo natural, 100% orgânico, o Nobile Plus. Esse remédio para plantas que não possui uma só gota de veneno vai te ajudar a combater a mosca das frutas sem que prejudique o desempenho da su aplantação com o uso de agrotóxicos, o que te garante frutas bonitas e saudáveis, que têm o potencial de conseguir melhores preços na hora de vender o seu produto.

Defensivo natural para combater mosca das frutas

Defensivos agrícolas naturais tem ganhado cada vez mais mercado no cenário mundial e brasileiro. Apresentando uma demanda crescente por parte dos consumidores, esses produtos já caíram, também, no gosto dos produtores, pois eles realmente funcionam e asseguram a boa saúde, inclusive, do produtor, que tem de atuar no manejo dessas substâncias no seu cotidiano. Sendo assim, converse agora mesmo com os nossos consultores e saiba um pouco mais sobre o assunto e porque adquirir o Nobile Plus. Mais adiante apresentamos algumas informações sobre a mosca das frutas, bem como mostramos fotos, como diagnosticar o problema, ciclo de vida da praga, armadilha para mosca da fruta e impacto na produtividade da sua plantação.

Mosca das frutas: o que são, ciclo de vida, como combater

Há três tipos de mosca das frutas que atacam citros: mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata) e mosca sul-americana (Anastrepha fraterculus), ambas da família Tephritidae e mosca-da-mandioca (Neosilba spp.), da família Lonchaeidae. As duas primeiras são nativas do Brasil e a última foi identificada em 1901.

Existem algumas espécies de mosca das frutas que atacam frutas ácidas. A seguir, listamos algumas dentre as principais, cujas duas primeiras foram descobertas como nativas do Brasil, em 1901:

  • mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata), família Tephritidae
  • mosca sul-americana (Anastrepha fraterculus), família Tephritidae
  • mosca-da-mandioca (Neosilba spp.), da família Lonchaeidae
  • mosca da fruta branca (principal praga das plantações de banana)

Acredita-se que há um impacto negativo na produtividade do cultivo onde a praga se instala, podendo chegar a 30-50%. Cultívares próximos a cafezais são mais suscetíveis aos ataques da mosta-do-mediterrânio, devido à migração desta, preferencialmente para os pomares de laranja, depois que a colheita do café se encerra.

Em cidades do estados de São Paulo, já foi notado que a espécie Ceratitis capitata, da família Tephritidae, tem atacado algumas variedades de laranja em especial, nas regiões de São José do Rio Preto, Bebedouro, Nazaré Paulista, Atibaia e Araraquara. Adiante listamos essas espécies mais atacadas nos referenciados locais:

  • Pera
  • Valência
  • Natal
  • Murcott

Conforme mencionado, o ataque aos pomares ocorre justamente quando se encerra a safra de café, o que ocorre de Julho a Novembro, datas em que os maiores prejuízos se estabelecem.

Já a mosca da fruta Anastrepha fraterculus costuma aparecer mais nas regiões de Limeira, Jundiaí, Atibaia, Nazaré Paulista, Campinas e Conchal, atacando majoritariamente as espécies de laranja abaixo:

  • Lima,
  • Hamlin,
  • Bahia,
  • Cravo,
  • Ponkan,
  • Natal,
  • Valência,
  • Pera,
  • Murcott

Como identificar a mosca da fruta

Mosca Sul Americana

A Mosca Sul Americana apresenta 3 faixas nas asas, em V invertido e em S, o que ajuda a identificá-la. Ela possui cor majoritariamente amarela e chega a alcançar 6,5 mm de comprimento. Essa é uma das maiores pragas das frutas cítricas, já que prejudica a maior quantidade de árvores frutíferas no Brasil, já tendo sido registrada em 68 espécies.

Mosca-do-Mediterrâneo

A Mosca-do-Mediterrâneo apresenta manchas brancas no tóraz escuro e dilatação no escutelo, que é brilhante e preto, com uma faixa pequena e amarelada na base. Suas asas possuem pontos pretos na metade do seu comprimento. Acredita-se que essa espécie de mosca da fruta ataque 374 espécies de frutas e no Brasil, 58, o que a coloca como uma grave ameaça à produtividade.

Mosca da mandioca

A praga Mosca da Mandioca possui apenas 4 mm de comprimento, o que já é o suficiente para fazer um grande estrago. Ela se apresenta na cor preta brilhosa, com certa transparência nas asas. Ainda não existem muitos estudos acerca do impacto desta espécie de mosca da fruta no cultivo de certas espécies e infestação nos pomares de laranja como um todo.

Fotos de mosca da fruta

Foto da Mosca da Fruta Branca
Foto da Mosca da Fruta Branca

No caso do cultivo de bananas, a mosca da fruta branca, é a que mais ataca esse tipo de cultivare, que também é pretegido pelo uso do Nobile Plus. Sendo assim, se você for produto de bananas, a mosca da fruta branca, dentre todas as mencionadas, é a que mais deve ser combatida, pois ela realmente tem o potencial de prejudicar, e muito, a produtividade do bananal. Ela não é difícil de identificar, pois, como o próprio nome já diz, ela é uma mosca da fruta branca. Contudo, também adicionamos fotos de algumas outras espécies de mosca da fruta logo a seguir, que se encontram entre os maiores vilões das plantações de frutas cítricas.

Ciclo de vida da mosca da fruta

O tempo de incubação da mosca da fruta costuma demorar de 2 a 3 dias, sendo a sua fase larval de 10 a 15; já o pupal, demora de 13 a 17 dias.

As mostas da fruta macho, usualmente, se emaranham nas folhas devido ao sentimento de atração pelo feromônio liberado por outros machos, que ajudam na localizaão e seleção dos casais. Já as moscas da fruta fêmeas possuem um tempo de pré-oviposição, período em que se alimentam de comidas ricas em proteínas, o que ocupa de 15 a 35 dias do seu ciclo de vida. Essa fase é impactada pela luminosidade, temperatura e pelas características da fruta (amadurecimento, forma, tamanho e tipo da casca. A vida de um adulto da mosca da fruta dura até 180 dias, não passando muito mais do que isso.

Como conseguir uma amostragem da mosca da fruta

É comum que o agricultor tenha que coletar uma amostragem da mosca da fruta para melhor escolher qual o defensivo agrícola utilizar utilizar e como eliminar mosquitinhos de frutas em sua plantação. Sendo assim, recomendamos um dos modelos mais populares de armadilha, que é o frasco de plástico caça-moscas, do tipo McPhail. Contudo, esse modelo pode ser improvisado feito à mão com garrafas PET de refrigerante, água ou soro hospitalar. Uma isca alimentar é usualmente utilizada nessas armadilhas de mosca da fruta, como o melaço de cana-de-açucar a 7% ou a proteína hidrolisada de milho, a 5%. Há quem também utilize sucos de fruta, sendo um quarto de suco e quatro partes de água.

Já para a mosca do mediterrâneio, aconselhamos o uso da armadilha de Jackson com trimedlure (feromônio sexual específico para machos). Esse tipo de armadilha para mosca da fruta devem ser posicionadas no terço superir da copa das plantas nas últimas árvores do pomar, cindundeando-o, onde pegariam sol. É também importante saber exatamente qual a espécie de fruta que está sendo atacada pela mosca da fruta para a decisão de qual defensivo agrícola utilizar. Continue lendo para saber como fazer uma armadilha para mosca da fruta.

Como combater a mosca da fruta

Como mencionamos mais acima, recomendamos o uso do Nobile Plus no combate à mosca da fruta, que atinge, principalmente, frutas cítricas e goiabeiras, existindo, contudo, espécies que também prejudicam o bananal, como a mosca da fruta branca. Como essa praga está constantemente se reproduzindo, é recomendado que a combata com o máximo de eficiência para exterminá-la, o que não exige, entretanto, o uso de veneno, já que o Nobile Plus é completamente natural, bem como a armadilha para mosca da fruta que recomendamos a seguir. Todavia, também gostaríamos de sugerir outros métodos em paralelo ao nosso produto, como o que se encontra a seguir, em que uma armadilha é configurada com o uso de suco da fruta já esm estado de composição num local de muita abrangência solar, nas árvores da borda do pomar. Dessa forma, te convidamos a assistir o vídeo a seguir para ver como fazer a armadilha contra mosca da fruta, o que pode te auxiliar, não só na amostragem, mas, também, no combate a essa praga que tanto prejudica a produtividade do laranjal.

Armadilha para mosca da fruta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *