Banana Pacovan Ken. Comprar Mudas de Bananeira da EMBRAPA

Programa sobre plantio de muda de banana Pacovan Ken

Programa “Revista do Campo” entrevista agricultores em plantações de bananeira

Separamos pra você um vídeo sensacional que conta com a opinião de produtores de banana e especialistas da área.

Eles dão dicas de manejo, plantio de controle de doenças da bananeira, principalmente à Sigatoka, a qual a banana Pacovan Ken é resistente. Essa variedade foi disponibilizada ao mercado de acordo com testes de laboratório da EMBRAPA. Confira a seguir:

Um total de 10 mil mudas da banana Pacovan Ken estão sendo distribuídas na mata sul pernambucana, 50 agricultores de dez comunidades rurais serão beneficiados.

Essa ação da EMBRAPA inicia o processo de introdução de uma variedade de banana resistente ao mal de sigatoka, já que as mudas são resistentes à esta doença, que pode acabar com 100% do plantio da banana.

Mudas de banana para comprar

Mudas de banana resistentes
Mudas de banana resistentes, da EMBRAPA
Veja Mudas de banana resistentes

Agricultor e Vendedora de Banana – Nivaldo Correia da Silva

A Sigatoka Negra começa amarelando as folhas do bananal e vai prejudicando o caule (o pé da banana), sendo responsável por fazer a planta perder o fruto e frequentemente o resultado é perder a toceira toda.

Porque Optar pelo Cultivo de Banana Pacovan KEN

Optar pelo cultivo da banana Pacovan Ken leva vantagens ao agricultor. Veja o que seu Nivaldo tem a dizer:

É uma banana altamente valorizada no comércio e de alta produtividade no bananal. A produção de banana começa precocemente, com um ano ou um ano e um mês já começa a colheita da bananeira.

Os frutos dessa variedade de banana são superiores ao da banana Pacovan tradicional; apresenta número e tamanho de fruto superiores; são mais doces e resitentes ao despencamento. Além disso, resistem à Sigatoka Negra, a Sigatoka Amarela e ao Mal do Panamá.

Acompanhe o depoimento de Lauro Teles, gerente da Mata Sul – IPA, a respeito do porque o solo de seu Nival é propício a esta cultivar:

Ela é, geralmente, plantada em solos mais pesados, onde há maior retenção de agua e existe um grande acúmulo de matéria orgânica. É, exatamente, por ser exigente em grande quantidade de água que é necessário esse tipo de solo. Em solos arenosos, a drenagem é muito rápida e não se adequa bem à banana Pacovan Ken.

O plantio da Pacovan Ken é feito como todas as veriedades de médio porte; o espaçamento segue a regra de três metros entre filas e três metros entre plantas; a cova tem 40 cm de largura, de comprimento e de profundidade. O manejo após essa parte inicial é muito importante para dar bons frutos.

Como fazer o manejo do plantio de mudas da bananeira

Veja o que o seu Nivaldo tem a dizer sobre esta parte do processo:

É um acompanhamento fazer um coroamento e ver a quantidade de fio que tem na toceira, se tiver tres fios é o suficiente para deixar essa toceira para ter frutos. Se tiver uns 5, deve-se eliminar alguns fios para obter um fruto de mais qualidade.

Capacitação e assistência técnica da EMBRAPA para o manejo do bananal

Os agricultores da região de palmares recebem capacitação e assistência tecnica para produzirem cada vez melhor.

Com a voz, Lauro Teles:

A gente está divulgando a vaeriedade Pacovan ken e doando as mudas; fazemos o acompanhamento das práticas agrícolas; mostramos a resistência que ela tem a algumas pragas e doencas da bananeira e também fazemos as anotaçõees de todos os gastos e faturamento de quem aderiu ao projeto de plantio de mudas de banana resistentes à Sigatoka e ao Mal do Panamá, Pacovan Ken.

Essas doenças da bananeira que se espalham por todo o país não atinge os pés de banana de seu Nivaldo, porque ele aderiu a uma bananeira resistente. Desde então, a colheita é garantida.

Venda das bananas Pacovan Ken produzidas no plantio

A banana de boa qualidade tem destino certo. Confira os detalhes da venda da banana de acordo com seu Nivaldo:

Uma quantidade vai pra feira livre e o restante é vendido a projetos do governo, como o PAA e o PNAE. O PNAE é para alimentação escolar e o PAA é pra fazer doações governamentais.

No PAA o preço é quatro reais o Kilo da banana e na feira é por unidade, que sai geralmente a 15 centavos.

A variedade de banana Pacovan Ken é um híbrido tetraplóide, do grupo AAAB, resultante do cruzamento da cultivar Pacovan com o híbrido diplóide (AA) M53. O nome Ken é uma homenagem ao seu criador, Dr. Kenneth Shepherd, consultor do Programa de Melhoramento Genético da Bananeira por treze anos (1981-1994), em Cruz das Almas – BA. A ‘Pacovan Ken’ apresenta número e tamanho de frutos e produtividade superiores aos da ‘Pacovan’. Os frutos dessa variedade são mais doces e apresentam resistência ao despencamento semelhante aos da Pacovan. A ‘Pacovan Ken’ tem como característica mais importante a resistência a sigatoka-negra, a principal doença da bananeira. Além disto, é resistente a sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá.

4 pensamentos sobre “Banana Pacovan Ken. Comprar Mudas de Bananeira da EMBRAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *