Muda de Banana Caturra (Nanica). Como Fazer, Plantar e Adubar

mudas de banana bandeja

Como fazer muda de banana Caturra ou outras variedades

Neste vídeo sobre o plantio de bananas, vê-se como fazer mudas de bananeiras e como adubar o bananal.

A adubação deve ser feita por volta de 30 dias anes do plantio da bananeira e há técnicas especiais para a retirada do risoma que problege a muda de banana Caturra ouqualquer variedade.

Muda de banana Caturra para Comprar – Clone de laboratório EMBRAPA

Produza até 120 toneladas por hectare com nossas mudas de banana Nanica, que é uma das mais produtivas do mundo. Nossa muda é baseaad na do laboratório da EMBRAPA: clone da banana Grand Naine, aprovado e certificado. Converse com nossas consultoras de venda e saiba mais sobre como comprar mudas de banana nanica de excelente qualidade. Além disso, também fornecemos informações técnicas sobre o plantio, manejo e adubação do bananal. Não perca tempo, entre já em contato com a gente e saiba o preço e a variedade ideal para o seu empreendimento agrícola!

Informações técnicas sobre clone de laboratório da banana Grand Naine

A muda de banana Caturra (Nanica ou d`Água) é muito popular e pertence ao subgrupo da banana Cavendish, do gênero Musa acuminata AAA. Taxonomicamente falando, o Grand Naine é uma monocotiledónea.

Onde tem sido cultivadas mudas de banana d`Água

Plantações crescentes de banana Grand Naine vão desde as regiões tropicais da América Central e do Sul, África, Índia ao Sudeste Asiático. Em muitas comunidades tropicais, as economias locais são inteiramente baseadas em produção e exportação de banana Caturra (Nanica). No Brasil, esta muda de bananeira é muito valorizada, pela altíssima produtividade.

Manejo do solo para o plantio da Banana Nanica ou outras

Vídeo com dicas da EPAGRE de Itajaí sobre o manejo da banana num plantio agroecológico que respeita a biodiversidade e a usa como proteção às principais doenças da bananeira. O estudobusca para melhorar a qualidade e a produtividade da banana sem agrotóxicos.

As dicas servem para a banana nanica, também chamada de Banana Caturra, d`Água, Nanicão ou Grand Naine, ou para qualquer outra variedade.

Ademais, caso ainda tenha alguma dúvida acerca de qual a melhor variedade para o seu plantio de banana nanica, entre em contato com a nossa equipe de consultora nos canais de contato aqui do site, teremos o maior prazer em viabilizar informação de qualidade para você aumentar a produtidade da sua propriedade agrícola, seja com as nossas opções de mudas de banana nanica, outras variedades ou em conjunto com os defensivos naturais que viabilizamos.

Vídeo: Cobertura do solo no bananal

Benefícios de manter o solo do bananal coberto com vegetação

Na estação experimental da EPAGRE, em Itajaí, o pesquisador Faustino Andreola, entrevistado por Eonir Malgaresi, desenvolve estudos na área de manejo e conservação do solo, responde sobre o mato no meio do bananal:

A cobertura de vegetação no plantio de bananas evita a erosão do solo, que se processa principalmente nos declivosos, onde a maioria das platações de bananeiras brasileiras se encontram. Além disso, tem-se um componente dos mais importantes, que é o sistema radicular dessas plantas, responsável pelo equilíbrio biológico do ecossistema no empreendimento rural, principalmente em relação aos nematóides, que é uma das principais pragas e doenças da banana.

Se um terreno está completamente “pelado”, sem cobertura vegetal, a única “fonte de alimento” dos nematóides no bananal, será a própria planta. Mas, com outras opções para se estabelecer, o “mato” acaba por atrair e suavizar o efeito dos nematóides sobre as bananeiras.

Muitos agricultores pensam que um bananal limpo é sinônimo de alta produtividade. Entretanto, com o conhecimento atual, esta ideia cai por terra quando se leva em conta os fatores citados anteriormente.

Manejo orgânico das mudas de banana

Espécies de ervas recomendáveis para a cobertura vegetal do bananal

  • Aveia
  • Ervilhaca
  • Nabo Forrageiro
  • Azeven

Todas esssas espécies utilizadas são utilizadas como adubo orgânico e proteção às bananeiras que crescem relativamente bem no bananal. Porém, depende muito da estação do ano, se está muito frio, chuvoso ou seco. Não sendo necessariamente se ater a estas culturas, o mais importante é não manterem o solo limpo e respeitarem as ervas nativas do plantio. Assim, tem-se bananas de excelente qualidade e alcança-se a máxima produtividade do bananal.

Conheça nossa loja de muda de bananas

Mudas de banana irrigada
Bandeja com mudas de banana de laboratório,
de altíssima produtividade
mudas de banana para comprar

4 pensamentos sobre “Muda de Banana Caturra (Nanica). Como Fazer, Plantar e Adubar

  1. Pingback: Onde Comprar Mudas de Banana em Minas Gerais | Muda de Bananas: Onde Comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *