Cultivo de Banana e Hortaliças de Raiz: Agricultura Orgânica

Exemplo de mudas de banana orgânica

Produtos orgânicos são os produzidos com sustentabilidade, que não são danosos à saúde; plantados e desenvolvidos de acordo com algumas normas de respeito ao meio ambiente.

No manejo da produção orgânica da banana os principais cuidados são referentes à adubação, com produtos naturais, que não possuem química na composição. Além disso, pesticidas não são usados e o controle de praga é feito de modo também natural, com a inserção, no cultivo, de predadores das pragas que afetam o plantio das bananas. Confira a matérias completa no vídeo abaixo:

Como Conseguir o Selo de Certificação de Alimento Orgânico

O produto orgânico necessita de ser reconhecido no mercado, para o consumidor saber de onde vem. Por isso, deve receber um selo ou marca que ateste a sua qualidade. O selo é importante, porque garante ao consumidor de produtos orgânicos que a hortaliça foi cultivada sem a utilização de nenhum produto químico, que possa causar problemas à saúde, cumprindo todas as exigências das normas técnicas de produção orgânica. A certificação do produto como orgânico é dada por entidades credenciadas, com competência para isso – as certificadoras. A certificação depende da avaliação do processo de produção, verificando se o produtor está seguindo as normas técnicas de produção orgânica.

Sucesso, Planejamento e Projeto na Agricultura Orgânica

Para se obter sucesso no cultivo orgânico, além de conhecer os princípios da agricultura orgânica e de aplicar as técnicas recomendadas, o produtor deverá estar bem familiarizado à cultura com que trabalha. Ele deve ver como a planta cresce, como responde ao manejo utilizado, quais são os organismos que vivem na lavoura, dentre outros. Assim, deverá sistematizar e fazer uso da experiência adquirida, construindo um planejamento geral da área de produção.

Para fazer o planejamento de como cultivar organicamente, é preciso uma série de decisões que o produtor deverá ter antes de iniciar o plantio. Elas devem ser embasadas em uma pesquisa de mercado, na familiarização da atividade e no feitio de um plano de negócios e de um projeto de viabilidade econômico-financeira. O agricultor deve conhecer a atividade, a propriedade rural quanto as sua limitações e potencialidades, e o mercado que deseja atender.

Hortaliças de Raíz e a Produção Orgânica

As hortaliças que possuem raízes comestíveis posuem grande importância no sistema de produção orgânica, porque fazem parte do plano de rotação na exploração de uma área. Então, o cultivo de hortaliças de raízes sucede aquelas com outras características, como folhosas e hortaliças-fruto, ajudando na diversificação das espécies de plantas do ambiente e uma exploração mais equilibrada do solo. Além destes fatos, possuem a vantagem de uma adaptação muito grande ao sistema orgânico.

Hortaliças de raíz na agricultura orgânica
Hortaliças de raíz na agricultura orgânica

Normalmente, as hortaliças, são cultivadas não apresentando grandes problemas fitossanitários, especialmente de pragas. Para a batata baroa, alho, cenoura e a beterraba, em um sistema orgânico equilibrado, não há o risco de frustração de safra por causa de pragas na lavoura. De forma semelhante, os cultivos convivem muito bem com um grau de incidência de doenças, resultando num nível de produtividade muito bom, exceto o alho, que apresenta ocorrência de mancha púrpura, possuindo, portanto, a necessidade de se lançar mão dos métodos alternativos de controle.

Porque trabalhar com Cultivo Orgânico

Por causa dos métodos simples e da facilidade de adaptação das plantações ao cultivo orgânico, todas apresentam um custo de produção muito baixo nesse sistema. Sendo então, uma boa fonte de renda e uma ótima opção para o agricultor.

O grande argumento para se utilizar  agricultura orgânica é o de proteger a saúde do agricultor e dos consumidores de alimentos orgânicos, pois, com a agricultura moderna, a contaminação ambiental por resíduos químicos, e os problemas de saúde, têm aumentado significativamente. Atualmente, os consumidores de produtos orgânicos estão mais conscientes das necessidades de se comprar produtos saudáveis. Quando se fala em alimentos do futuro, procuram-se comidas in natura, com mais qualidade e sem agrotóxicos.

Onde Estudar sobre Agricultura Orgânica

Com o objetivo de disponibilizar informações sobre os princípios da agricultura orgânica; o sistema de cultivo de hortaliças como o alho, da batata-baroa, da batata-doce, da beterraba e da cenoura; a compostagem de resíduos orgânicos e a preparação de caldas e fertilizantes líquidos, visando dar uma base para que o produtor possa produzir organicamente as culturas, o site Ministério da Agricultura disponibiliza um série de textos na categoria sobre Agricultura Orgânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *