Produção de Café Conilon

Como Cultivar Café Conilon: Técnicas de Produção

Mercado Cafeeiro Global e Brasileiro do Café Conilon

Considerando as diversas espécies de café cultivadas no mundo todo, Coffea arabica e Coffea canephora representam quase todo o café produzido e consumido mundialmente. Desses, são produzidos em torno de 75 milhões de sacas de arábica e 30 milhões de canephora, também chamado de robusta.

No vídeo em destaque, um produtor de café fala sobre os desafios da plantação caffeira.

Nosso país é o maior produtor de café do planeta, com uma participação de 30 a 40% da produção planetária, e o terceiro maior produtor de café robusta, depois da Indonésia e o Vietnã. Quase todo o café robusta cultivado no Brasil é da variedade conilon. Assim, quando se refere a robusta, em nosso país, é sinônimo de café conilon.

O café conilon á uma variedade cultivada em clima quente, que deve ser plantado em ambientes com temperaturas médias anual entre 23ºC e 26ºC e altitudes inferiores a 500 metros. São várias as áreas aptas ao cultivo, mas os estados que têm-se destacados são o Espírito Santo, com 70 % da produção brasileira, Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Minas Gerais e Pará.

O café conilon, em torno de 30 % da produção do Brasil, é utilizado principalmente para a fabricação de expressos, cafés solúveis e nas misturas com arábica para a formação dos “blends”.

A Diferença entre os Cafés Arábica e Conilon

Fatores a observar no Cultivo de Café Conilon

Nos testes com o café conilon, foram alcançadas diversas tecnologias e métodos de cultivo, atualmentente, comumente utilizados pelos produtores de café, como: variedades propagadas por clones e por sementes, secagem, definições do melhores tipos de preparo de solo, plantios, plantio em linha, sistema de produção de mudas clonais, adensamento, poda, desbrota, adubações e correção do solo, manejo da lavoura, controle da erosão, controle fitossanitário, irrigação, além do controle biológico da broca do café e de cuidados na colheita, beneficiamento e estocagem, no intuito de obter um café de qualidade.

Como Cultivar Café Conilon: Técnicas de Produção
Como Cultivar Café Conilon: Técnicas de Produção

Novas técnicas para Produção de Café Conilon e seus resultados

O uso de novas tecnologias e métodos de cultivo por muitos produtores capixabas e outros brasileiros tem provocado uma mudança significativa na produtividade e na qualidade do café conilon. Muitos cafeicultores tem obtido sucesso, tendo produtividades médias de 80 sc.benef./ha, alguns atingindo até 120 sc.benef./ha, enquanto a média do Brasil não ultrapassa 12 sc.benef./ha, além de um café de excelente qualidade. Isso tem deixado o cafeicultor tranquilo em relação à produtividade e segurança de venda pela qualidade, com um custo de produção de café ainda compensador.

Um pensamento sobre “Produção de Café Conilon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *