Software agrícola na administração rural

Softwares agrícolas para aumento da produtividade

A era da informação e a tecnologia chegaram de uma vez por todas à lavoura. Hoje em dia, além de maquinário e equipamentos de útlima geração, a utilização da informática tem crescido consideravelmente e se tornado uma importante ferramenta para o empresário e pequeno produtor rural. A cada dia novas empresas surgem, especializadas na criação e desenvolvimento de softwares para agricultura que tragam aumento da produtividade e praticidade da produção rural.

A utilização de programas para agricultura que tornem possível o controle do que se passa na lavoura à quilômetros de distância é agora o aliado mais moderno do produtor rural.

O uso dos softwares agrícolas na produção de café

Software de Gestão na Fazenda de Café

Através de informações simples como o peso e outros detalhes da produção, é possível realziar a avaliação correta da produtividade de determinada área em uma lavoura de café. Existem softwares que calculam a produção de sacas beneficiadas e o valor total dos lucros a serem aferidos com a venda, possibilitando melhor a análise de viabilidade econômica da produção e facilitando o gerenciamento da propriedade. É fundamental o conhecimento dos dados da colheira para o aumento da produtividade.

Os softwares para gerenciamento da produção de café tornam possível também realizar o cálculo de implantação de lavoura no sistema, simular as os gastos e os lucros da lavoura desde o plantio à primeira colheita. Basta digitar as informações no software agrícola para receber também dados periódicos da produção. Através do uso de programas para agricultura é possível ainda simular a situação da plantação até o momento da colheita e os possíveis resultados a serem obtidos.

Hoje em dia o produtor rural também pode acompanhar as receitas e despesas de sua lavoura, anualmente, o que cria a possibilidade de maior controle sobre as ações tomadas em cada período, como capinas, adubações, aplicação de defensivos agrícolas e corretivos, entre outros. Gerenciar a propriedade à distância é a última moda entre os softwares agrícolas, os softwares rurais ainda permitem que o agricultor possa acompanhar a produção e a produtividade do café sem ter que sair de casa. Assim, a gestão agrícola de todo o processo pode ser feita no programa a partir do lançamento de despesas e receitas da produção de café.

Tendências para o uso do software agrícola no Brasil

As tendências dos softwares de gerenciamento para o agronegócio viraram objetivoo de pesquisa para a Embrapa . Desde de 2008 a Embrapa Informática Agropecuária começou a pesquisar o mercado de software agrícola no Brasil e a traçar uma paisagem. A organização identificou 437 sistemas criados por 147 empresas do ramo no país. Do total, 90% dos softwares são voltados para a administração e gerenciamento de sistemas agrícolas.

O uso de Softwares na Agricultura no Gerenciamento do Cultivo
O uso de Softwares na Agricultura no Gerenciamento do Cultivo

O aumento da oferta de programas para agricultura não significa necessariamente que há melhoria na qualidade de produção dos softwares agrícolas. Mesmo com o surgimento de novas tecnologias, ainda há dificuldades. É importante que as empresas do ramo entendam do trabalho no campo e conheçam a realidade do produtor rural para que os softwares para agricultura criados sejam mais coerentes com a realidade do homem do campo.

A próxima tarefa agora é estudar a procura pelos softwares agropecuários. Desta forma será possível alinhar as modernas ferramentas agrícolas que existem hoje no mercado com as necessidades do trabalho na lavoura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *