Mudas de Banana de Cruz das Almas, Bahia, à Venda

Esse texto procura mostrar um pouco sobre as mudas de banana de Cruz das Almas, conhecidas por sua grande qualiadde em alguns quesitos. No entanto, é importante deixar claro que, apesar de comercializamos mudas de bananas da mesma linhagem, não as produzimos lá. Estamos abertos a conversar sober e te orientar sobre os melhores caminhos de se adquirir mudas de banana de Cruz das Almas ou a respeito das variedades resistentes às pragas e doenças da bananeira junto aos defensivos naturais que comercializamos.

Mudas de banana de Cruz das Almas, Bahia – EMBRAPA BRS Princesa

Quem planta banana sabe: é tarefa emocionante! Doenças da bananeira e outras pragas podem atacar o bananal, além de o risco de estiagem acabar com toda a produção. É por isso que conhecimento nunca é demais. Através deste, ficamos sabendo qual muda de banana é a ideal para nosso solo e mercado. Pensando nisso, nós decidimos disponibilizar este fantástico vídeo sobre a banana BRS Princesa, dos laboratórios da EMBRAPA.

Depois de quase dez anos, pesquisadoras da EMBRAPA Mandiona e Fruticultura Trocipal, localizada em Cruz das Almas, na Bahia e da EMBRAPA Tabuleiros Costeiros, em Aracajú no estado de Sergipe, desenvolveram a banana BRS Princesa. Esta nova cultivar tem sabor e conscistência próximos aos da Banana Maça.

A variedade de banana princesa surge como uma alternativa aos apreciadores da banana Maça e também para o agricultures.

Veja o que Tarcísio Pereira de Andrade tem a dizer sobre sua experiência com o plantio de banana maçã tradicional:

Mudas de banana para comprar

Mudas de banana para comprar
Bandeja com mudas de banana de laboratório da EMBRAPA, de alta produtividade
Ver mudas de banana

Eu tive uma expêriencia com mudas de banana em Cruz das Almas – Bahia, de plantar 300 mudas de banana Maçã. Mas só consegui colher um cacho, porque ela é muito sensível a doenças.

Ela também é uma banana muito boa de mercado. Porém não estamos mais conseguindo produzí-la. Eu gostaria de produzir, pelo menos, um tipo maçã para ver se é bem aceita no mercado, como a própria banana maçã.

A grande vantagem da banana BRS Princesa é ser resistente à Sigtoka Amarela e ser tolerante ao Mal do Panamá. Essa duas doenças da bananeira atacam os bananais e são apontadas como as responsáveis pela diminuição da produção da variedade maçã.

A banana Princesa é muito bem recomendada para o baixo São Francisco, em Alagoas e Sergipe, e para o recôncavo bahiano. Ela pode ser plantada durante todo o ano em áreas irrigadas ou no período chuvoso, quando cultivada em áreas de sequeira.

Plantio da banana BRS Princesa

O espaçamento indicado para o plantio da BRS Princesa varia de acordo com o sistema de produçao e tipo de solo. mas em geral pode ser adotado o espaçamento de 3 por 2,5 m.

Produtividade da banana Maçã, do subgrupo BRS Princesa

Na fase adulta, o pé da banana princesa pode chegar a quase 4 metros de altura; o cacho pesa aproximadamente 17 kg e produz mais ou menos 120 frutos. A produtividade media é de 15 a 20 ton/hec. Mas, dependendo do manejo da cultura pode chegar a 25 ton.

quando maduro o fruto apresenta coloraçao esbranquiçada e consistencia ideal para o consumo inatura.

Produção da muda de banana BRS Princesa no Laboratório da EMBRAPA em Cruz das Almas, Bahia

Os trabalhos de pesquisa iniciaram no banco ativo de germoplasma da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura tropical, onde estão cerca de 200 materiais diferentes.

A variedade Princesa é resultado do cruzamento da cultivar africana Inhangapi Número 2, que possui característica quase idêntica à banana maçã e o diplóide m53.

Confira a explicação de Sebastião de Oliveira e Silva, pesquisador da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura Tropical, sobre a produção da BRS Princesa em laboratórios da EMBRAPA:

A cultivar Princesa foi obtida com o cruzamento de uma planta com resistência a doenças com outra que apresentava as qualidade da banana maçã. Dessa forma, nós obtivemos uma variedade tipo maçã que mantêm todas as características desejadas da maçã, tais como: sabor, aroma e que apresenta resistência à Sigatoka Amarela e tolerência ao Mal do Panama.

Na área experimental da EMBRAPA Tabuleiros Costeiros, em Nossa Senhora das Dores-  Sergipe, foi instalado o primeiro campo de plantas matrizes da variedade Princesa.

Confira o que a pesquisadora Ana da Silva Lédo, deste centro, tem a dizer a respeito:

Este é o primeiro campo de produção da variedade de banana BRS Princesa. Ele é formado por 170 mudas microprograpadas que, num periodo de dez a doze meses, originarão 1700 mudas  de banana, que serão multiplicadas invitro em biofabricas, produzindo mais de 500 mil mudas que serão displonibilizadas a produtores rurais.

Como é a técnica de micropropagação produção de mudas de bananeira

A técnica de micropropagação tem a vantagem de produzir um grande número de mudas de alta qualidade genética e livre de doenças em curto tempo. A técnica inicia com uma muda filhote que borta aos pés da bananeira. A primeira etapa é a retirada da bainha das folhas até reduzir o tamanho da muda que contem a gema apical. Após uma rápida lavagem, com água, o material é levado até uma câmara esteril, onde é mergulhado em álcool e hipoclorito de sódio, sendo novamente reduzido o seu tamanho. Então este colocado dentro de um frasco, contendo o meio de cultivo com nutrientes.

Depois de aproximadamenteo 6 meses de trabalho, realizando vários subcultivos, é q se obtêm as mudas micropropagadas. O próximo passo é lavar as mudas para a retirada dos componentes nutritivos que foram responsáveis pelo crescimento delas. Em seguida, as mudas são transferidas para estufas ou telados. O plantio, geralemtne, é feito em tubetes ou saco de plástico com substrato adequado. Após 90 dias, as mudas estão prontas para o plantio no campo.

Mudas de banana Maçã para comprar

Variedade de muda famosa por ser muito bem aceita no mercado. As mudas de banana maçã, que disponibilizamos, podem ser pedidas nas variedades:

  • BRS princesa
  • BRS conquista
  • BRS tropical
  • Original

Também fornecemos informações sobre o plantio, espaçamento e adubação. Confira os vídeos abaixo com as opiniões de produtores de banana maçã em diversos bananais brasileiros.

*Fazemos acompanhamento de pelo menos 35 bananais dessa cultivar no Brasil. Temos bastante informação sobre recuperação de área e convívio com o mal-do-panamá. São vários detalhes que se observados garantem o sucesso de produção e produtividade do bananal

Nova Lurdinha – Desbrotadeira de Bananeiras (Desperfilhador por Roto-compressão)

Além das mudas de banana de Cruz das Almas e outras variedades qeu recomendamos, também indicamos produtos para o desperfilhamento de bananeiras, com o objetivo de eliminar gema apical, eliminando as mudas desnecessárias. Recomendada para todos os tipos de lavouras de banana. Custo reduzido, equipamento para uso manual. Possui regulagem de altura, fácil manuseio e possui resistência de operação.

Trata-se de um produto indispensável em lavouras grandes e irrigadas. Ótimo custo-benefício, quem já adquiriu está com 100% de satisfação.

MATENHA SEU BANANAL LIMPO, NÃO PERCA DINHEIRO COM DESBROTA ATRASADA COMENDO SEU ADUBO (LUCRO)

METADE DO PREÇO DA CONCORRÊNCIA COM O DOBRO DE EFICIÊNCIA (COMPROVE).

  • Modelo: Premium AR Material: Produzido em aço e com pintura especifica para aumentar a vida útil do equipamento.
  • Medidas: 1,05 x 0,15 x 0,50 cm (Alt. x Larg. x Compr.) Peso: 04 kg

14 pensamentos sobre “Mudas de Banana de Cruz das Almas, Bahia, à Venda

  1. Olavo Paschoal diz:

    Olá pessoal. sou técnico em agropecuária. mudei recentemente para estado do Tocantins mais precisamente na cidade de Pequizeiro. Trabalho com assistência técnica directamente no campo. Assim pude perceber o potencial que a região tem em desenvolver a cultura da banana. Meu objectivo principal é possuir um viveiro e preparar as mudas com toda a técnica para vender aos produtores. Por isso gostaria de vr o preço de custo e de transporte até Palmas – To. E receber de vocês as tecnicas necessárias para produção de banana ate a colheita. Obrigado. Olavo Paschoal

    • bento diz:

      Estamos disponíveis pra qualquer tipo de parceria. Lembrando que estaremos dando instruções pertinentes pra cada região, desde o preparo da terra até a comercialização da fruta.

    • bento diz:

      *SCÁRDUA AGRÍCOLA*
      B. SCARDUA JUNIOR – SCARDUA AGRONEGOCIOS- ME
      Próximo ao CEASA – CARIACICA – ES,
      CNPJ: 31.679.264/0001-47; IE – 083.514.85-6 ES,
      Rua dos Metalúrgicos, 117, bairro Operário, Cariacica – ES
      CEP: 29148-723
      Para mais informações:
      27 3344-9267
      27 98848-8924 (https://wa.me/552796632654) <–clique aqui)

    • bento diz:

      *SCÁRDUA AGRÍCOLA*
      B. SCARDUA JUNIOR – SCARDUA AGRONEGOCIOS- ME
      Próximo ao CEASA – CARIACICA – ES,
      CNPJ: 31.679.264/0001-47; IE – 083.514.85-6 ES,
      Rua dos Metalúrgicos, 117, bairro Operário, Cariacica – ES
      CEP: 29148-723
      Para mais informações:
      27 3344-9267
      27 98848-8924 (https://wa.me/552796632654) <–clique aqui)

    • bento diz:

      *SCÁRDUA AGRÍCOLA*
      B. SCARDUA JUNIOR – SCARDUA AGRONEGOCIOS- ME
      Próximo ao CEASA – CARIACICA – ES,
      CNPJ: 31.679.264/0001-47; IE – 083.514.85-6 ES,
      Rua dos Metalúrgicos, 117, bairro Operário, Cariacica – ES
      CEP: 29148-723
      Para mais informações:
      27 3344-9267
      27 98848-8924 (https://wa.me/552796632654) <–clique aqui)

  2. Edisney monteiro de paiva diz:

    Preciso de mudas de bananas branquinha mora a 100 km de palmas tocantins e quero plantar 200 mudas de variedade de banana maça como faço pra pedir as mudas?

  3. Cathia diz:

    Estava interessada em adquirir mudas geneticamente melhoradas de banana prata e da terra para plantar na região sul da Bahia. Alguma recomendação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *