Colheita de café: etapa decisiva para a qualidade do produto final

Colheita de Café, pintura ilustrativa com Cafeeiro e Trabalhadores

Vídeo sobre Colheita do Café Conilon

Características da produção de café no Brasil

produção de café no Brasil é uma atividade agrícola historicamente reconhecida por contribuir com a melhora social e econômica do país. A cafeicultura tem cunho social, porque, mesmo com a introdução de tecnologias avançadas, ela possui características singulares que a tornam dependente do trabalho braçal, conferindo-lhe a importância de ser geradora de empregos diretos, nas áreas rural, e indiretos, nas cidades, nas fases de comercialização e beneficiamento. No setor econômico, a indústria do café destaca-se por ser responsável por uma boa parte do produto interno bruto brasileiro.

A exigência, cada vez maior, dos consumidores por um bom padrão de qualidade do café, torna necessário melhorar as técnicas de produção do café como um todo, principalmente, as etapas realizadas entre a colheita do café e a comercialização. Nesse sentido, é preciso deixar claro que as maiores quedas na qualidade do produto são decorrentes da forma como a colheita, a seca e o beneficiamento são conduzidos. Infelizmente ainda hoje, faltam muitas informações, principalmente, para o pequeno agricultor, sobre como proceder para minimizá-las.

Colheita de Café, pintura ilustrativa com Cafeeiro e Trabalhadores
Colheita de Café, pintura ilustrativa com Cafeeiro e Trabalhadores

A importância da colheita na qualidade do café

A qualidade do café é o fator que mais determina o preço de venda do grão. Então, pouco a pouco, as portas do mercado para cafés que não possuem boa qualidade vão se fechando. Portando, o cafeicultor brasileiro que quer ter uma grande renda com cafeicultura, deve ter como objetivo principal se especializar e adotar tecnologia moderna para a produção de cafés de qualidade e valor superiores. Não adianta nada o agricultor escolher uma excelente variedade, cultivá-la em um local com condições climáticas e altitude favoráveis ao seu desenvolvimento, e praticar todos os tratos culturais necessários, se da colheita do café até o armazenamento as técnicas corretas de pré-processamento não forem adotadas visando manter a qualidade.

As técnicas de produção de um café de qualidade são bem simples de serem adotadas, sendo preciso apenas ter uma estrutura mínima e conduzir de forma cuidadosa as etapas de colheita, preparo e de secagem do café.

O transporte e a colheita do café são os principais determinantes na qualidade do produto final. Sendo assim a escolha do tipo e dos métodos utilizados, desde a retirada dos grãos de café do pé, até a colocação dos mesmos no veículo que irá transportá-lo à unidade de pré-processamento, é de vital importância. Entender bem este processo permite ao cafeicultor agregar valor ao seu produto, e ainda, preservar o máximo possível o maior bem que a natureza oferece a ele. Vale destacar que o investimento a mais, com intuito de produzir café de qualidade, traduz-se em um lucro maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *