Sistema de Irrigação por Gotejamento: Como Fazer na Plantação

Irrigação por gotejamento

Mangueira de irrigação por gotejamento

O sistema de irrigação por gotejamento tem a vantagem de colocar, na raíz da planta, a quantidade de água certa na hora certa, contribuindo para o aproveitamento do líquido pela planta em 90%.

Existem espaçamentos a cada 10, 20 ou 30 centímetros, e, talvez, até mais, dependendo do tipo de cultivo. Além disso, é importante configurar a quantidade de água disponibilizada pela fita gotejadora variando conforme o tipo de solo. Por isso, é sempre importante contar com um acompanhamento técnico, no caso do vídeo em destaque, fornecido pela EPAGRI.

Confira, no vídeo em destaque, maiores informações sobre espaçamentos entre os furos da mangueira de irrigação por gotejamento.

As mangueiras gotejadoras também deve formar corredores que acompanhem a linha de plantio.

<pstyle=”margin-bottom:0;”>O projeto de gotejamento na plantação é o ideal tanto para terrenos secos e arenosos, quanto para os úmidos.

Como fazer irrigação por gotejamento em frutíferas

Tanto o comrimento da mangueira gotejadora e espessura, quanto a capacidade e altura da caixa d`água são dimensionamentos importantes de serem levados em conta na hora de fazer seu sistema de irrigação por gotejamento.

No vídeo “Como fazer irrigação por gotejamento em frutíferas” são detalhados, por um agricultor de que já possui o projeto implantado em sua propriedade, alguns equipamentos e técnicas de implementação do fornecimento de água da propriedade.

É muito interessante ver a garra com que o agricultor brasileiro trabalha e sua criatividade para enfrentar quaisquer problemas. Confira!

Mudas de banana para comprar. Fertilizante e sacos TNT também

Além de uma boa irrigação, é importante contar com mudas de qualidade, por isso te convidamos a conferir nossas mudas de banana clone da EMBRAPA, de diversas variedades. Também possuímos sacos TNT para o ensacamento do plantio e fertilizantes, bem como aspersores destes.

Mudas de banana de alta produtividade

Bananicultura: Fertilizante, sacos TNT e aspersores

Sistema de produção para pequenas propriedades

Nos do Mudas Delivery, estamos muitíssimos impressinoados com este vídeo em destaque, conhecido como Sisteminha EMBRAPA, um método integrado de plantio e criação de peixes e galinhas no sítio é de brilhar os olhos.  Vale à pena dedicar um tempo para estudar tudo o que foi apresentado na entrevista, detalhadamente!

Este projeto também pode ser implantado em grandes propriedades, mas a partir de R$ 450,00 reais já é possível iniciá-lo, com tanque de peixe, galinheiro, unidade de hidroponia e, também, a compostagem e miocultura. Mas também há modelos de investimento para R$ 5.000,00 na mesma perspectiva.

Sistema de produção para pequenas propriedades implantado pela EMBRAPA utiliza sistema de irrigação por gotejamento com recirculação de água para criação de peixes com quantidade de água diminutas. Através da recirculação da água, os dejetos dos peixes são removidos do criadouro e ainda servem de adubo para o plantio. Essa ideia vem sendo utilizada desde o Egito Antigo e vem se popularizando entre agricultores atualmente.

Como implantar um projeto de irrigação por gotejamento pequeno

Quem acha que sistemas de irrigação só vale à pena a partir de plantio em médias propriedades, ao assistir este vídeo, irá se surpreender.

Mesmo numa plantação de hortaliças em tamanho bem reduzido a irrigação por gotejamento se faz muito útil e aumenta, consideravelmente, a produtividade. Não é a toa, que muitos agricultores tem implantado cada vez mais este modelo.

Pequeno plantio de hortaliças e feijão pode dar lucro de 30 mil reais a agricultor, em Conceição. Segundo o produtor em destaque, é melhor plantar uma área menor e cuidar direito, do que investir em grandes terrenos que não possuem um sistema de irrigação adequado. Além de hortaliças e feijão, o entrevistado também planta tomate e outras verduras, legumes e frutas. Ele garante que o sistema de irrigação por gotejamento é o ideal na maioria dos casos. Confira!

Esquema da fita gotejadora na irrgação por gotejamento

Fita gotejadora na irrigação por gotejamento
Exemplo de sistema de irrigação por gotejamento

Palavras-chave relacionadas a produção deste post sobre como fazer irrigação por gotejamento

Como algumas pessoas chegaram aqui por meio do Google, gostaríamos de compartilhar alguns dos interesses que produramos abranger para os nossso visitantes online que, por meio de muita pesquisa, alcançaram o nosso conteúdo que visa ser o que há instruir como realizar um bom projeto de irrigação por gotejamento, não só para a platação de banana, mas, também, para outros cultívares relacionados em âmbito nacional.

  • como fazer irrigação por gotejamento
  • projeto de irigação por gotejamento
  • como fazer um gotejador com mangueira
  • irrigaçõa por gotejamento como fazer
  • sistema de gotejamento com mangueira
  • como montar um sistema de irrigação por gotejamento
  • como fazer gotejamento
  • como fazer um projeto de irrigação por gotejamento
  • como fazer irrigação
  • como fazer sistema de gotejamento
  • como montar sistema de irrigação por gotejamento
  • como fazer irrigação com mangueira
Parceiros na produção do conteúdo sobre como fazer irrigação por gotejamento

Gostaríamos de expressar, aqui, a nossa gratidão por um parceiro muito especial na produção de conteúdo de qualidade para o nosso blog, pois é ele quem fornece as ferramentas para fazer isso com grande qualidade: a eSites.pro – essa plataforma para criar sites vem galgando cada vez mais espaço no mercado, e assim como os grandes órgãos de pesquisa, ela se destaca no fornecimento de tecnologia para o agricultor, mas, diferentemente da EMBRAPA, que os auxilia na produção, a eSites.pro viabiliza o escoamento da produção de maneira rápida e eficiente, reduzindo o custo para todos.

4 pensamentos sobre “Sistema de Irrigação por Gotejamento: Como Fazer na Plantação

  1. André Tavares diz:

    Na verdade é uma dúvida que tenho.
    Fiz um sistema de irrigação por gotejamento programado com timer e com mangueiras rígidas e bicos gotejadores. Pergunta: Como a tubulação fica exposta e a água residual contida na mesma, é aquecida naturalmente pelo sol, isso pode ser prejudicial para as mudas? Caso positivo, qual seria a solução, cobertura com palhada ou enterrar? Obrigado.

    • bento diz:

      Óbvio que esse “vapor” pode causar danos tanto de temperatura, como proliferação de fungos, bactérias, patógenos. No mais esse “mormaço” que essa água causa, se não for quente a ponto de matar a muda, tende a ajudar. No caso bananeiras. Aqui no ES a fiscalização exige brita no chão. Mas na questão de assepsia com certeza é melhor não deixar.

    • bento diz:

      Vendemos sim

      *SCÁRDUA AGRÍCOLA*
      B. SCARDUA JUNIOR – SCARDUA AGRONEGOCIOS- ME
      Próximo ao CEASA – CARIACICA – ES,
      CNPJ: 31.679.264/0001-47; IE – 083.514.85-6 ES,
      Rua dos Metalúrgicos, 117, bairro Operário, Cariacica – ES
      CEP: 29148-723
      Para mais informações:
      27 3344-9267
      27 98848-8924 (https://wa.me/552796632654) <–clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *