Doenças da Bananeira: O que é o Mal do Panamá e Controle

Mal do Panamá: Doença da Bananeira

Na imagem a seguir, é possível verificar o estado em que ficam as folhas do plantio de bananas quando o Mal do Panamá se estabelece como um fungo da bananeira do agricultor. Esse mal se encontra entre as principais pragas e doenças da bananeira e tem o potencial de reduzir, e muito, a produtividade do bananal. Por isso, recomendamos o uso do Nobile, um defensivo agrícola natural, 100% orgânico, para combater o Mal do Panamá, pois, dessa maneira, não só a sua saúde, mas também a do consumidor final é preservada e o preço da sua fruta pode ser, inclusive, elevada.

Caso queira saber um pouco mais sobre esse defensivo agrícola natural, 100% orgânico, seus ingredientes, modo de uso e como ele pode te ajudar a combater o Mal do Panamá, um fundo da bananeira que consome, em muito, a produtividade do bananal, entre em contato com um de nossos consultores.

Teremos o maior prazer em atendê-lo e esclarecer ventuais dúvidas e possa vir a ter sobre o nosso produto, que tem sido enormemente aceito por todo o mercado, pois a taxa de satisfação é garantida devido aos excelentes resultados que temos conquistado ao longo dos anos atendendo tanto a pequenos quanto os grande agricultores, que, em função do aumento da produtividade verificado têm sempre retornado à nossa loja virtual de mudas de bananas e insumos agrícolas.

Foto para diagnosticar o Mal do Panamá

Mal do Panamá: Doença da Bananeira

Vídeo sobre o Mal do Panamá, uma das principais pragas da bananeira

O que é o Mal do Panamá e como afeta as mudas de banana e plantas adultas

O engenheiro agrônomo Miguel Angelo, pesquisador da EMRBAPA Mandioca e Fruticultura, especialista em fitopatologia explica melhor o que é o Mal do Panamá.

O Mal do Panamá é uma das pragas da bananeira causada por um fungo que vive no solo e entra na bananeira por meio da raíz, destrói o sistema vascular da planta, comprometendo a absorção de nutrientes e a planta acaba morrendo. Por isso, dificilmente, plantas afetadas chegam a produzir.

O nome científico do maldo panamá é Fusarium oxysporum f. sp. cubense (E.F. Smith) Sn e Hansen. Ele consegue permanecer na terra por mais de vinte anos, inviabilizando a cultura de banana na área em questão. Por isso, o manejo correto do solo para o plantio da banana é fundamental para o controle dessa doença agrícola.

Veja as mudas de bananas resistentes ao Mal do Panamá

Mudas de bananas resistentes ao Mal do Panamá
Bandeja com mudas de banana de laboratório,
de altíssima produtividade
Viveiro de Mudas de banana

Regiões do Brasil afetadas por essa doença do bananal

Essa doença da bananeira afetou o Brasil bastante no caso da banana maçã. Hoje esta é mais difícil de encontrar no mercado e é um pouco mais cara, devido ao ocorrido. Ela também afeta cultivos de mudas de banana prata, principalmente em São Paulo, no Vale do Ribeira.

Controle e combate ao Mal do Panamá na plantação de banana

Se o solo estiver muito ácido, for mal manejado e as mudas de banana já forem compradas com o fungo. As chances de se vencer essa doença da banana é muito reduzida. Por isso, é muito importante que compre mudas de bananeiras com quem tem credibilidade, experiência, confiança do mercado e realmente entende o assunto.

A matéria orgânica baixa no solo e a biodiversidade reduzidas também afetam o controle do Mal do Panamá. Hoje em dia não é apenas a coleta de dados químicos que ditam como combater a praga, mas sim um quadro completo que abrange o equlíbrio químico, físico e biológico, que permeiam o conceito de saúde da terra. De maneira que a densidade do patógeno no cultivo da banana diminuam.

5 pensamentos sobre “Doenças da Bananeira: O que é o Mal do Panamá e Controle

    • bento diz:

      Boa tarde Alfredo entre em contato pelo número 27 99663-2654 (bento), esse número tem whatsapp. Mande-nos fotos e maiores informações.

  1. PEDRO LUCAS RODRIGUES diz:

    Meu bananal está produzindo os cachos e eles maduram antes de granar. As folhas estão ficando amareladas e em seguida secam. É um bananal com boa produção mesmo sendo novo, em torno de dois anos de plantado. Acredito que possa ser a doença do mal do panamá. É importante lembrar que as covas foram feitas em torno de 60 cm por 60 cm, e 50 cm de profundidade. Cada muda plantada já possui inúmeras mudas novas. Como proceder nesse caso.Estou de saída nesse momento e retorno mais tarde. Também é importante lembrar que colhemos cachos de boa qualidade, até mesmo na moita que agora está aparecendo problemas. Grato

    • bento diz:

      Boa tarde Pedro, pelo que vc está falando, acredito eu, que sejam inúmeros fatores. Podemos ajudar sim, mas precisamos de informações mais detalhadas e com fotos. 27 996632654 (Bento)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *