Criação do peixe tilápia traz possibilidade de exportação

Dicas sobre como exportar seu produto

Depoimentos sobre exportação de peixes

Tilápia – As virtudes nutricionais da sua carne

A tilápia, geralmente produzida no Brasil, é da espécie conhecida como nilótica e tailandesa. O nome nilótica advêm do Rio Nilo, berço das primeiras criações de tilápia da humanidade. No antigo Egito, este pescado era uma iguaria servida nos banquetes aos faraós.

De cor branca, e sabor suave, a textura e consistência da carne de tilápia se assemelha à dos peixes marítimos de pedra como o linguado e abadejo, suas características agradam até os paladares mais exigentes. Outra característica interessante da carne de tilápia é a ausência de espinhas em seu filé sendo que sua carne pode ser consumida com segurança até por crianças. Esse e outros fatores fazem dela o único peixe de água doce aceito até pelos mais rigorosos especialistas em sashimi.

Peixe Tilápia, grande mercado para exportação
Peixe Tilápia, grande mercado para exportação

Pesca e Criação de Tilápias no Mundo

Depois das carpas, a tilápia é o peixe mais cultivado em todo o mundo, dados de 1996 apontam uma produção de mais de 800 mil toneladas em todo o mundo. Deste total 56,3% advém da China. Na época a pisicultura no Brasil ainda não havia avançado tanto, sendo que o país contribuiu com apenas 2,4% da criação mundial.

Em virtude da alta qualidade da carne de peixe e da elevada exploração pesqueira dos cardumes marinhos e continentais a criação de tilápias vêm adquirido destaque rapidamente em todo o mundo. Dados da FAO apontam que a criação de peixes pode dobrar nos próximos anos para atender ao forte crescimento do mercado.

Apesar da forte tendência de crescimento no cenário mundial da pisicultura o Brasil não se encontra entre os países de destaque no setor. Apesar disso o país sempre é citado pois seus recursos hídricos e condições climáticas favoráveis fazem deste, que já é um país de destaque na agricultura, um mercado promissor para a criação de tilápia.

Na aqüicultura contemporânea a tilápia é figura de destaque. É a terceira espécie de peixe mais importada pelos EUA, perdendo apenas para o camarão e o salmão. A famosa rede de lanchonetes MacDonald’s realiza pesquisas visando seu uso na produção do famoso Macfish.

Carne de peixe, mercado em expansão

O mercado de pescado é um mercado em expansão no mundo inteiro, principalmente no Brasil, sendo que com o número de compradores em constante expansão e a produção abaixo da demanda, o ingresso de novos produtores não ocasiona em queda nos preços da carne de tilápia.

Tanto para comercialização em bares e restaurantes, quanto para consumo doméstico o processamento da carne de tilápia em filés e outros cortes atrai grande aceitação dos consumidores de todo o mundo.

A chave do sucesso, contanto, está na constante atualização dos conhecimentos do produtor, capacitação de mão de obra e investimentos cada vez maiores em novas tecnologias visando aumentar a produtividade da criação de tilápias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *