Criação de tilápias é bom mercado para quem domina as técnicas

Vídeos sobre produção de tilápias

Criação e Venda de Tilápias

Tilápia geneticamente modificada

Criar tilápias em caixas d`água

Origens da tilápia do Nilo

Poucos sabem que a tilápia não é uma espécie natural do Brasil. A criação de tilápias originou-se no Quênia, na década de 1920, mas esse peixe de água doce tem sua origem no rio Nilo, daí o nome tilápia no Nilo. A partir dos anos 50 a tilápia ganhou destaque na produção comercial, perdendo apenas para a carpa no ranking de peixes mais explorados em todo o mundo.

A busca por carnes brancas, mais saudáveis na alimentação e praticidade no manejo fazem da tilápia uma das espécies mais procuradas por quem pretende iniciar-se na produção de peixes.

Características da criação de tilápias

A tilápias apresentam reprodução acelerada, sua criação é de fácil manuseio e são muito resistentes a doenças, deficiências de oxigênio na água mudanças de temperatura. Tais características fazem da espécie uma das mais utilizadas na criação de peixes no Brasil.

É um peixe com um corpo um pouco alongado, sem escamas, e com uma grande variedade de espécies. Alguns podem chegar a 40 centímetros de tamanho com o passar dos anos, mas o tamanho médio de uma tilápia gira em torno dos 20 centímetros.

A carne da tilápia possui um baixo teor de calorias e de gordura (menos de 1% a cada 100 gramas), além disso é uma carne muito saborosa o que fez com que ganhasse rápida popularidade no Brasil. Além da carne outro subproduto de grande rentabilidade na produção de tilápias é sua pele. Muito valorizado principalmente no exterior, o couro de tilápia chega a valer 70 dólares por metro quadrado. Além do couro a criação de tilápia ainda rende como subproduto a carcaça, rabo, vísceras e escamas, que são vendidos como adubo para plantações ou insumo para rações de animais e peixes.

Técnicas para Criação de Tilápias em Tanques-Rede
Técnicas para Criação de Tilápias em Tanques-Rede

Tilápias em tanques-rede

Existem vários modelos de criação de tilápia, superintensivo, intensivo, semi-intensivo, extensivo. Dentre estes o modelo de criação em tanques-rede tem alcançado bastante sucesso na produão nacional de peixes. São estruturas próprias para serem utilizadas na fase de engorda e em cultivos de alta densidade.

O quilo da carne de tilápia é vendido em média por R$ 3,50 ma região sudeste. A produção pode chegar a cinco tonaladas por hectare ao ano, tanto em regime intensivo quanto no extensivo, sendo que o uso de mão de obra adequada e investimentos em tecnologia é possível chegar às 50 toneladas por hectare. Sendo assim, a produção  de tilápia pode ser um negócio muito lucrativo.

A demanda por carnes mais magras tem se elevado muito nos últimos anos e a produção de peixe ainda está bem abaixo das nescessidades do mercado. Além disso, a exploração descontrolada de rios, lagos e mares têm tornado a disponibilidade de recursos naturais cada vez mais restrita. A pisicicultura surge nesse cenário como uma alternativa sustentável à pesca predatória, produzindo carne de peixe sem prejuízos aos ecossistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *