Tilápias em Tanques-rede: como criar

A busca por uma alimentação saudável e a procura por formas de produção que não agridam o meio ambiente criaram no mundo uma grande demanda para a produção de tilápias tipo exportação. A cada dia que passa os recursos naturais ficam mais escassos devido à exploração intensiva de rios e mares, entretanto a criação de peixes em tanques tem se mostrado uma opção sustentável e lucrativa de renda para o produtor rural que visa a exportação para o mercado internacional.

Quantidade inicial de tilápias na gaiola

A criação de Tilápias em Tanques-Rede

Utilizando-se de meios de produção modernos como tanques-rede feitos de arame revestido em plástico de alta aderêcia e armações metálicas resistentes, estes tanques podem ser colocados em represas com alta concentração de oxigênio e grande vazão de água, possibilitando assim a produção em alta densidade para exportação.

Dentre as várias espécias utilizadas na pisicultura brasileira destacam-se as tilápias. Estas possuem baixo custo de produção, ciclo curto, facilidade de trabalho e grande demanda no mercado internacional. Dos sistemas de criação adotados na produção de tilápias, os tanques-rede e a produção em alta densidade são os mais utilizados, sendo que comparando com outras formas de produção, este se mostra o sistema mais rentável e produtivo para exportação.

Tilápias em Tanques-Rede: Como Criar
Tilápias em Tanques-Rede: Como Criar

Produção de Tilápias: Um mercado em alta

Não restam dúvidas que a criação de tilápias oferece grandes oportunidades em termos de produtividade, custo e facilidade de manejo. Devido ao sabro agradável de sua carne, este peixe possui grande aceitação no mercado internacional do ramo.

A a criação de tilápias em tanques-rede vem sendo aceita com grande sucesso por muitos produtores rurais de peixe tipo exportação. Estes se conscientizaram de que é preciso renovar os métodos de produção em sua propriedade visando ampliar a produtividade e os métodos de trabalho, buscando sustentabilidade e baixo custo.

Segundo dados da Fundação das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação ( FAO ), para atender ao crescimento do mercado a produção de tilápias via aquicultura dobrará nos próximos quinze anos.

Psicultura no Brasil

Em função da abundância de recursos hídricos e das condições climáticas favoráveis, o Brasil é um país de grande potencial para o crescimento da criação de peixes. Desta forma a criação de peixes em tanques é uma atividade promissora e em fase de espansão. O produtor brasileiro ainda conta com uma ampla gama de possibilidades de escoamento para sua produção tipo exportação, de pequenos mercados e restaurantes a grandes exportadores e redes varegistas. Estes fatores, aliados ao alto valor nutritivo da carne e a seu alto valor agregado, oferecem aos produtores que pretendem ingressar na criação de tilápias e no mercado da carne de tilápia grandes possibilidades de sucesso e alta rentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *